Pode parecer o paraíso na terra trabalhar em meio a várias mulheres, ser o bendito fruto entre as colegas. Mas para que o sonho não vire pesadelo é preciso tomar algumas precauções. Em geral, quando existem várias mulheres que trabalham juntas, em uma mesma empresa ou setor, a propensão para que elas se tornem mais competitivas é maior. Isso pode não se refletir apenas na qualidade do trabalho delas, mas em quem é a mais bonita, qual se veste melhor, que é mais elogiada pelo chefe, etc. Embora não seja uma regra todas as gatas serem assim, é preciso conferir as dicas para trabalhar em equipe com várias mulheres.

Dicas para trabalhar em equipe com várias mulheres e se sair bem

– Evite elogiar uma mulher em frente às outras

Quando você trabalha com muitas mulheres em um mesmo espaço, é importante ter um comportamento equilibrado com todas elas, caso contrário, uma atitude sua pode causar o ciúme de uma ou outra. Por isso, evite elogiar uma mulher em frente às demais, o que vai garantir o clima de harmonia no trabalho.

Caso contrário, uma das integrantes da equipe pode sentir-se desvalorizada, atrapalhando o seu bom desempenho. Mesmo os elogios sobre a sua roupa e não sobre o seu desempenho podem incomodar algumas colegas. É comum que setores de empresas com mulheres sofram com o comportamento, muitas vezes, inconsciente, de competitividade.

Pesquisas apontam que o número de mulheres que praticam bullying com as colegas de trabalho é maior do que se comprado aos homens que fazem isso. Você não quer ser o responsável por desencadear uma situação dessas, não é mesmo? Por isso, mesmo que namore uma colega de trabalho, é sempre indiscutível a importância do papel da discrição.

– Ao paquerar seja discreto

A discrição também é importante na hora que você estiver a fim de uma colega de trabalho. Mesmo que alguns especialistas afirmem que melhor é evitar o envolvimento afetivo com colegas de trabalho, a verdade é que você passa a maior parte do seu tempo no emprego e por consequência com as suas colegas, o que pode ocasionar o seu interesse por uma delas. Mesmo que isso ocorra, entretanto, as suas investidas para se aproximar de uma mulher no ambiente de trabalho devem ser cautelosas, ainda mais se você estiver rodeado por elas. Mais uma vez, isso vai evitar o clima de competitividade.

– Separe a vida pessoal da profissional

Saber diferenciar a vida pessoal da profissional costuma ser uma aposta certeira para o sucesso profissional. Mesmo que você tenha amizades no trabalho com as suas colegas, é importante não se expor 100%. Ser educado, respeitoso e atencioso não vai atrapalhar o seu profissionalismo; já ser amigo, confidente e mesmo se envolver afetivamente pode dificultar a separação de ambos os aspectos de sua vida. Impossível não é, mas se isso ocorrer você deve estar sempre atento para manter as coisas sob controle.

Sobre o Autor

Santo Papo

Criador do Santo Papo e da franquia de treinamentos Guerra da Sedução, Marcel Kume já ajudou dezenas de milhares de homens de todo o mundo a ter uma vida amorosa plena e feliz, atuando como Coach de Relacionamentos. Hoje conta com o maior canal do Youtube brasileiro com o tema conquista e sedução de mulheres e já conta com mais de 270 mil inscritos.